1º SEMESTRE: VOZES NEGRAS
 

26-03 Chinua Achebe, O Mundo se desespera.

Link para comprar: https://amzn.to/3sIip9v

O mundo se despedaça conta a história de um guerreiro chamado Okonkwo, da etnia ibo, estabelecida no sudeste da Nigéria, às margens do rio Níger. O momento que a narrativa retrata é o da gradual desintegração da vida tribal, graças à chegada do colonizador branco..

 

30-04 Toni Morrison, Amada.

Link para comprar: https://amzn.to/3evRAgC

Baseado numa história real, Amada é ambientado em 1873, época em que os Estados Unidos começavam a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida. Com estilo sinuoso, Toni Morrison constrói uma narrativa complexa, que entrelaça com maestria brutalidade e lirismo.

 

28-05 Paulina Chiziane, Niketche.

Link para comprar: https://amzn.to/3HkID63

Rami é uma esposa fiel e subserviente. Ela faz o que manda a tradição, mas nem assim consegue ser amada por Tony, com quem é casada há vinte anos. Certo dia, Rami descobre que o marido tem várias amantes ― e filhos ― por todo o Moçambique, e decide conhecê-las uma a uma.

 

25-06 Mukasonga, Nossa senhora do nilo.

Link para comprar: https://amzn.to/3HkRcOd

Uma escola para meninas, situada no alto das montanhas da bacia do Congo e do Nilo, em Ruanda, a 2500 metros de altura e próxima à nascente do grande rio egípcio, aplica rigorosamente um sistema de cotas étnicas que limita a 10% o número de alunas da etnia tutsis. Quando os líderes do poder hutu tomam conta do local, o universo fechado em que têm de viver as alunas torna-se o teatro de lutas políticas e de incitações ao crime racial.

 

30-07 Itamar Vieira Jr, Torto arado.

Link para comprar: https://amzn.to/3JtOLL0

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

2º SEMESTRE: lITERATURA ITALIANA
 

27-08 Luigi Pirandello, Um, nenhum e cem mil.

Link para comprar: https://amzn.to/3eBhhfz

Para Vitangelo Moscarda, tudo começa com uma observação de sua esposa quanto ao seu nariz. Ele é acometido de uma intensa perplexidade ao averiguar que ela, de fato, tem razão: seu nariz é mesmo ligeiramente torto para a direita. Esse comentário banal faz com que Moscarda descubra que todas as pessoas que ele conhece têm uma imagem diferente dele e que nenhuma dessas imagens corresponde àquela que ele faz de si próprio. Um Moscarda? Nenhum Moscarda? Cem mil Moscardas?

 

24-09 Italo Calvino, As cidades invisíveis.

Link para comprar: https://amzn.to/3ewVt4P

"Se meu livro As cidades invisíveis continua sendo para mim aquele em que penso haver dito mais coisas, será talvez porque tenha conseguido concentrar em um único símbolo todas as minhas reflexões, experiências e conjeturas." Assim se refere o próprio Italo Calvino - um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX - a este livro surpreendente, em que a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.

 

29-10 Carlo Levi, Cristo parou em eboli.

Link para comprar: https://amzn.to/3ex6N11

Em 1935, em meio ao fascismo italiano, um pintor que fora treinado como médico é exilado para uma região distante, próxima a Eboli. O pintor começa a apreciar o bucolismo do campo e a aprender a sabedoria das pessoas que vivem na região.

 

26-11 Roberto Calasso, Ka.a

Link para comprar: https://amzn.to/3HjtqSO

"Quem é Ka?", pergunta-se o imenso pássaro Garuda ao encontrar esse nome no final de um hino dos Vedas.

Ka é o nome secreto de Prajápati, o Progenitor. "Ka" significa "Quem?", e é a última pergunta que se faz depois que todas as outras já foram feitas.Nas palavras de um antigo texto indiano, "o mundo é como a impressão que deixa uma história contada". Para responder à última pergunta, é preciso atravessar todas as histórias.

 

17-12 Elena Ferrante, Um amor incômodo.

Link para comprar: https://amzn.to/3pz6Cse

Uma história perversa e delicada sobre mãe e filha unidas por um complicado nó de mentiras e emoções.

Aos quarenta e cinco anos, Delia retorna a sua cidade natal, Nápoles, na Itália, para enterrar a mãe, Amalia, encontrada morta numa praia em circunstâncias suspeitas: a humilde costureira, que se acostumou a esconder a beleza com peças simples e sem graça, usava nada além de um sutiã caro no momento da morte.