Diálogo dos Mortos
Autor: Luciano de Samósata
Editora: UnB
Assunto: Teatro
Ano de edição: 1998
ISBN: 9788523004842
Autor: Dias Gomes
Editora: Bertrand Brasil
Assunto: Teatro
Ano de edição: 2004
ISBN: 9788528610710
Edição: 2
Uma importância histórica fundamental deve ser creditada a "Campeões do Mundo": a de primeira peça a fazer um balanço da política brasileira de 1964 a 1979 com inteira liberdade não precisando recorrer a metáforas e a alusões para iludir a Censura. Só esse debate aberto sobre temas vitais coloca o texto de Dias Gomes numa posição singular na dramaturgia brasileira e assegura para ele ampla simpatia e curiosidade.
O autor escreveu um "mural dramático em dois painéis". Como bom repórter Dias Gomes não falseia as informações. O livro promove um levantamento objetivo das diversas causas em jogo.
"Campeões do Mundo" não deixa de discutir nos acontecimentos que evoca a validade ou não da ação terrorista. Mais uma vez Dias Gomes com inteligência não tira conclusões e se limita a expor os pontos de vista conflitantes. A peça só poderia acabar para manter-se coesa a ação num tempo muito próximo da cena inicial em que Riba volta do exílio. Nela Tânia está no aeroporto a esperá-lo junto com o grupo de manifestantes. Os dois únicos remanescentes da turma do seqüestro eles têm um encontro de aproximação que se estende pelo desenrolar do texto.